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    Mensagem por JaFoste Qui 22 Abr 2010 - 15:10

    Virtual DJ

    O Virtual DJ é o programa originado com base na versão 2 do AtomixMP3.
    É uma versão bem mais moderna, com muito mais recursos e bem mais
    estável e profissional. Muitos eventos nos EUA e Europa, às vezes para
    milhares de pessoas, já foram comandados por este programa, para você
    ter uma idéia da qualidade dele.


    A explicação abaixo visa falar um pouco sobre o programa, e ensinar
    alguns tópicos básicos sobre mixagem. Estou utilizando a versão 1.09
    como exemplo. Eu particularmente, que sei mixar usando CD pois fiz um
    ótimo curso de DJs, tenho consciência que na prática é bastante
    diferente tocar com equipamentos próprios para isso e mixar com o
    computador. No computador você não tem a mesma "emoção" que é
    facilmente detectada ao tocarmos em um equipamento profissional (claro,
    caso você goste de mixar). Porém, para o público, o que vale é a
    qualidade do DJ e não em qual equipamento ele toca, se é vinil, CD ou
    computador. Por isso, se você for um bom DJ, o Virtual DJ pode fazer
    uma festa de nível tão alto quanto se tocado com os equipamentos.


    Falando em termos de resultado final: acho que com bom treino no
    Virtual DJ, mesmo um bom DJ não iria perceber a diferença. Importante
    enfatizar: bom treino. O Virtual DJ tem uma série de recursos ótimos,
    mas o mais legal é você usá-lo "na raça", ou seja, dar "play"
    manualmente ao invés de usar o botão Sync (que automaticamente ajusta o
    pitch e sincroniza as batidas). Isso faz você ter maior precisão e fica
    bem mais próximo da realidade de um DJ profissional.


    A pergunta que sempre me fazem: é possível fazer uma festa de
    verdade para dezenas ou centenas de pessoas usando o Virtual DJ? Minha
    resposta é bem simples: SIM! Mas neste caso você tem que ter
    consciência do que irá fazer, é necessário testar as coisas antes, e
    ter um equipamento bom o suficiente para aguentar o tranco de tocar ao
    vivo! O Virtual DJ tende a usar muita CPU, ou seja, se você não tem um
    Pentium IV ou superior ou um AMD Athlon, com pelo menos 256 MBytes de
    RAM, duas placas de som realmente boas (de marca, não genéricas) e um
    Windows super estabilizado (de preferência um Windows 2000 Server),
    esqueça. Não vale a pena arriscar a tomar uma vaia. Mas se você tem
    estes recursos, treine bastante e boa sorte Smile


    Virtual DJ

    A teoria de mixagem não é muito complexa. Basicamente ela é
    bastante matemática. Todas as músicas, sem excessão, são formadas pela
    mesma estrutura musical. Sim, isso quer dizer que o mais pesado som
    trance tem a mesma estrutura de um pagode tocado num barzinho de
    esquina. Como minha área é dance music e variações, vou utilizar
    exemplos desta área.


    Minha intenção não é nem se aproximar do que aprendemos em um curso
    de DJs. O que você verá abaixo é o básico absoluto! Pra começar, vamos
    utilizar uma música como exemplo: "Alone" do grupo belga Lasgo. Para
    entender a explicação abaixo, coloquei a disposição um trecho de um
    minuto e meio desta música (versão extended) em formato WMA (com baixa
    resolução pois o que interessa neste caso é apenas você ouvir a
    estrutura musical). Baixe o arquivo e preste bastante atenção em todos
    os detalhes: o ritmo, as "batidas", os instrumentos sendo adicionados
    na música um a um a cada certo período...


    Baixe aqui o arquivo de exemplo de "Alone"


    Antes de prosseguir, ouça pelo menos duas vezes este áudio. Não vou
    usar "termos técnicos" de música, tentarei explicar a idéia da forma
    mais simples possível. Após isto, comece a ouvir o áudio, acompanhando
    a explicação abaixo:


    *
    Veja que a música começa com uma batida ritmada, sempre
    igual: primeiro uma batida mais grave e logo em seguida a mesma batida
    grave, junto com uma mais aguda. Veja que isto se repete por um bom
    tempo. Vou escrever "tum" para representar a primeira batida e "tá"
    para representar a batida mais aguda (irei ignorar na explicação a
    segunda batida grave). Logo, temos uma repetição:
    tum-tá-tum-tá-tum-tá... Perceba que a "velocidade" da música é sempre
    constante, ou seja, a distância de tempo entre cada batida é sempre
    igual. Este já é um fundamento básico importante.


    *
    Agora, pegue um cronômetro e dispare-o ao mesmo tempo que
    você dá play no áudio, e comece a contar quantas batidas ocorrem
    durante um minuto. Se você contar certo, verá que o "tum" é soado 140
    vezes em um minuto (pensando na explicação acima, teriamos 70 "tum" e
    70 "tá"). Você acaba de descobrir o BPM (beats per minute - batidas por
    minuto) de Alone: 140 BPM. Você verá muito o termo BPM no Virtual DJ.
    Logo, aprendeu outro conceito importante! Na prática, um DJ
    profissional não utiliza este conceito, mas ele é importante pelo
    motivo que você verá abaixo.


    *
    Tente fazer isto com outras músicas que você conheça: conte
    quantas batidas elas tem por minuto. Perceba que mesmo que uma batida
    não esteja presente sonoramente falando, estruturalmente ela "existe"
    pois é ela que comanda o ritmo! Uma música mais lenta, um dance
    comercial, terá por volta de 126 a 132 BPM. Logo você conclui: mais
    batidas por minuto = menor distância entre as batidas = música mais
    rápida. Menos batidas por minuto = maior distância entre as batidas =
    música mais lenta.


    *
    Agora, pensando em mixagens, a primeira missão do DJ é,
    estando uma música tocando, acelerar ou desacelerar a próxima música,
    afim de coincidir (igualar) a velocidade (distância entre as batidas)
    das duas músicas. Para isso, ele utiliza o controlador de pitch, que
    acelera ou desacelera a velocidade da música, em outras palavras, faz a
    música tocar mais rapidamente ou mais lentamente. O DJ ajusta a próxima
    música ouvindo pelos fones de ouvido, ou seja, o canal principal toca a
    música corrente enquanto somente ele ouve a próxima música pelos fones.


    *
    Ouça com atenção e veja que a batida número 32 (que está no
    segundo 13 do áudio) não é tocada, mas estruturalmente ela "está lá". O
    mesmo ocorre na batida 64 (27 segundos de áudio). Este conceito é
    importante frisar: ele não é soado mas existe na teoria. Em geral, a
    contagem é sempre fixa, soando o "tum" ou não.


    *
    Vamos para outro conceito: lembra que encontramos o valor de
    140 BPM? Concluímos que, pelo que vimos no começo, as 140 batidas são
    formadas por 70 "tum" e 70 "tá". Esqueçamos os "tá". Ouça novamente a
    música e prestando atenção somente nos "tum", ou seja, as batidas 1, 3,
    5, 7, etc. Conte-as, ou seja, você irá contar normalmente mas somente
    considerando as batidas ímpares. Batida 1 = 1, batida 3 = 2, batida 5 =
    3, batida 7 = 4, batida 9 = 5, batida 11 = 6, batida 13 = 7, batida 15
    = 8. Claro, cada uma será acompanhada do seu "tá", ou seja, contando
    desta forma, a batida 16 faz parte da sua contagem "8". Este é um dos
    conceitos mais importante de todos! Chama-se barra. A cada 16 batidas,
    8 pares de "tum-tá", temos uma barra. Na batida 17, começamos a segunda
    barra, que irá compreender todas as batidas entre 17 e 32.


    *
    O que o DJ deve fazer é reconhecer as barras. Como? Lembra
    que falei que a cada "período de tempo" um "novo som ou instrumento" é
    adicionado? Este período de tempo é exatamente uma ou mais barras. Quer
    ver? Toque o som, contando as barras. A primeira barra dura cerca de
    quase 8 segundos. A segunda começa em 8 segundos e vai até quase 14
    segundos. Veja que a última batida grave da segunda barra é aquele que
    não é soado, somente o "tá" relativo a ele! A terceira barra começa no
    "tum" seguinte a este. Pare e comece de novo, veja que logo que começa
    a barra número 5, aos 27 segundos, um instrumento é adicionado (um
    teclado)!


    *
    Continue checando as barras. A barra mais interessante neste
    momento é a barra 8. Porque? Veja que, você mantendo a contagem, as
    últimas batidas não são soadas (últimas 4 batidas, dois "tum" e dois
    "tá"). Os graves mais fortes não estão lá, mas você consegue "imaginar"
    que estão, afinal, a estrutura musical é fixa!


    *
    A barra 9 começa aos 55 segundos. E veja que novo instrumento
    (bem grave) é adicionado aos que já estavam tocando. As barras 9, 10 e
    11 são praticamente idênticas, a 12 é que muda: vários "tum" são
    removidos do final e entra um som que parece uma voz fazendo "ahhh". Na
    barra 13 é onde realmente a música começa, onde entram todos os
    instrumentos e, seguindo esta linha, a voz também mais pra frente.


    *
    Concluindo, a missão do DJ é inicialmente ajustar a
    velocidade da música (pitch) fazendo com que a distância das batidas
    fique igual, logo, ambas as músicas terão o mesmo BPM. Após isto,
    identificar as barras, ou seja, perceber onde começa uma nova barra e
    entender a estrutura musical por elas. O DJ também ajusta o ponto de
    início (cue point), ou seja, faz com que logo e ele aperte play a
    primeira batida da barra seja instantaneamente tocada (isto você verá
    melhor no Virtual DJ). Com isso tudo ajustado, basta agora o DJ ficar
    ouvindo a música que está tocando, identificar a barra da música
    corrente e, no momento certo (chamado de break), dar o play para que as
    barras de ambas as músicas coincidam. Primeira batida de uma barra de
    uma música exatamente "em cima" da primeira batida de uma barra da
    segunda música.


    *
    Você pode estar se perguntando: quantas barras? Depende...
    vimos que "Alone" a música efetivamente começa após 12 barras inteiras,
    ou seja, cerca de 1 minuto e 22 segundos após o começo da música
    (claro, isso considerando 140 BPM, ou seja, a velocidade original antes
    de mexer no pitch!), então, na teoria, você poderia dar o play faltando
    1:22 da música anterior (considerando que o último som da música
    anterior seja soado nos 1:22 também). Mas dificilmente uma música
    terminará com o último som no último segundo. Por aproximação, você
    "deve" dar o play no início da primeira barra mais próxima dos 1:22
    faltantes. Importante notar: "Alone" tem 12 barras de introdução, mas
    outras músicas podem possuir apenas 6 barras antes de entrar o "corpo"
    da música, ou até mesmo apenas 2 barras! A partir daí, use seu feeling,
    é questão de prática Smile


    *
    Para acabar, vamos mostrar isto na prática? Peguei uma outra
    música ("Castles in The Sky" de Ian Van Dahl) e vou mixar com "Alone".
    Para isto, ajustei a velocidade de "Alone", ajustei o toque do play
    para tocar a primeira batida da primeira barra e, assim que entrou uma
    determinada barra da primeira música, dei play em "Alone" e deixei
    rolar até o final... deixei o volume do Ian Van Dahl um pouco mais
    alto, afim de destacar a música "atrás". Veja como ficou no link
    abaixo.


    Virtual DJ

    Após ter aprendido as técnicas de mixagens no primeiro item do menu
    e aprendido sobre o funcionamento do Virtual DJ e suas características,
    vamos agora fazer um aprendizado de como efetuar mixagens com ele e
    algumas dicas e técnicas.


    Inicialmente, no primeiro botão do menu do Virtual DJ, selecione
    uma pasta que possua seus MP3. Se você possuir programas como o KaZaA
    ou eMule, tente procurar por estas duas músicas: "Castles in The Sky
    (Original Club Mix)" de Ian Van Dahl e "Alone (Club Mix)" de Lasgo,
    pois foram as músicas que usei no primeiro item do menu. Vou assumir
    que você está utilizando estas músicas. Além disto, vou assumir que
    você fez o download do meu arquivo de Atalhos de teclado na sessão de
    download.


    Pois bem, procure a pasta na qual você colocou o MP3 desejado (no
    nosso caso de exemplo, "Castles in The Sky"). Encontrando, com o mouse,
    arraste o arquivo para cima do primeiro deck (sobre a imagem do disco
    de vinil). Veja que as batidas aparecem no gráfico, você consegue
    visualizar os picos. Tecle Play (P) para começar a tocar a música.
    Ajuste o ganho pra deixar em um volume não muito alto. No crossfader,
    mova a barra toda para a esquerda.


    Agora, vá na pasta onde você colocou a segunda música, no nosso
    exemplo "Alone". Arraste-a para o segundo deck (da direita). Veja que a
    música que está tocando, no gráfico antes estava verde e agora o
    gráfico aparece como vermelho. Isto indica que seu deck atual (onde o
    teclado irá atuar) é o segundo, cujos picos no gráfico (parado) estão
    verdes, mas você vê o vermelho correndo por trás. Com o deck 2
    selecionado, tecle P. Veja que os dois gráficos correm, as batidas não
    estão sincronizadas. Você ouve apenas o deck da esquerda porque o
    crossfader está todo para a esquerda.


    Tecle Stop (S) para parar o segundo deck. Arraste o gráfico verde
    para que a primeira batida fique bem em cima da linha central no
    gráfico. O vermelho continua correndo atrás. Marque o Cue do segundo
    deck com a tecla Control C. Pronto, você marcou esse como sendo seu
    ponto principal. Sempre que você teclar Stop uma vez você será levado a
    este ponto. Stop duas leva ao início do arquivo. Com o crossfader ainda
    para a esquerda, em algum momento que tiver picos bem definidos, tecle
    ESC (ou o botão Sync do deck direito) ou arrisque um Play (P)
    manualmente, pois ai você estará tocando a música sem a ajuda do
    sistema de sincronia automática. Você verá (mas não ouvirá) que as duas
    músicas serão sincronizadas, batidas juntas e mesmo BPM (veja no
    display). Essa é a idéia principal Smile De stop no segundo deck, tente
    ajustar o ganho para ficar parecido com o do deck da esquerda.


    Importante notar que se você usou ESC, o Virtual DJ automaticamente
    ajustou o BPM da segunda música igual ao BPM da primeira. Se você usou
    Play sem o BPM automático ligado, ao dar Play você terá o BPM original
    da música, que em geral é diferente do BPM da primeira. Neste ponto, ou
    você usar ESC Stop apenas uma vez rapidamente para ajustar o BPM ou
    então ajusta pelo controle de pitch, manualmente, olhando para os
    visores dos dois decks que mostram o BPM. Ambos devem estar com o mesmo
    BPM ajustado para você soltar o Play manualmente. Se no momento que o
    crossfader estiver aberto você errar um pouquinho, olhe para o gráfico
    e, com as setas para a direita e esqueda, sincronize as batidas, você
    estará movendo o verde para ficar exatamente em cima da batida vermelha
    correspondente. Este recurso chama-se pitch bend.


    Agora a parte mais importante, vamos tentar mixar. Você irá fazer o
    que fez no item anterior, mas com o crossfader no meio. Com "Castles in
    The Sky" tocando, identifique as barras. Lembra que vimos que "Alone"
    tem 12 barras antes de entrar a música, aproximadamente 1:22 antes do
    final? Pois bem, coloque o crossfader no meio. Quando estiver por volta
    de 1:40 faltando, identifique o início da próxima barra e no momento
    certo, tecla ESC ou P. Se tudo der certo, você ouvirá as duas músicas
    ao mesmo tempo, sincronizadas e nas batidas certas! Se não deu certo de
    primeira, tente de novo. Às vezes os graves ficam fortes demais, mas
    isso é um pouco de prática, saber entrar com o equalizador (bass) mais
    baixo... isso é treino mesmo! O resultado esperado você pode ouvir
    aqui.


    A partir de agora, é com você. É questão de treino. Testar várias
    músicas, tentar não usar o Sync e sim o Play, fazer testes com volume,
    tipos diferentes de música, equalizador, efeitos especiais, samples,
    etc. Abaixo eu cito um pouco sobre as teclas de atalho que estão
    configuradas no meu Atalhos que está disponível para download. As ações
    abaixo ajudam para melhor detalhamento das mixagens ou então ajudar em
    casos de "emergência":



    *
    Setas para esquerda e direita: faz um ajuste fino, mandando a
    música um pouquinho pra frente ou pra trás, para acertar batidas. Mas
    cuidado! Se você começar a ajustar muito, olhe para o BPM pois pode
    estar errado!


    *
    Setas para cima e para baixo: altera o pitch do deck
    corrente. Bons para ajustes finos, ou para quando o Sync não funciona a
    contento, e você precisa ajustar manualmente.


    *
    7 e 9 no teclado numérico: move todo o crossfader para esquerda ou para direita.


    *
    5 no teclado numérico: move o crossfader para o centro.


    *
    4 e 6 no teclado numérico: move o crossfader progressivamente para os lados.


    *
    0 (zero): posiciona o pitch do deck corrente em 100% (100.0).


    *
    O (letra): é um Play seguindo de Stop, ou seja, enquanto você
    segura ele toca a posição corrente, quando solta ele pára e volta onde
    estava. Bom para sampleamento.


    *
    N: pula uma batida na música corrente.


    *
    C: vai para o ponto marcado com o Cue.


    *
    TAB: troca de deck corrente (muito usado).


    *
    Barra de Espaço: tecla alternativa para o Play (P).


    Eu citei de forma genérica os exemplos acima. Se você possui duas
    placas de som ou uma placa de som com duas saídas (3D), não será muito
    diferente a idéia, exceto pelo fato que você, no segundo canal, ouvirá
    a segunda música sem misturar no primeiro canal, pois o crossfader
    estará fechado e, mudando o deck (com TAB), a música no fone alterará
    também.


    Agora, mãos à obra! Pegue vários MP3 que você gosta, acesse-o pelo
    Virtual DJ e treine bastante! Somente com bastante treino que você fará
    mixagens cada vez melhores e cada vez mais próximas de uma mixagem
    profissional. Se você tiver oportunidade de ouvir programas em rádio
    mixados ou ir em casas de show com DJs, preste atenção nas músicas e
    principalmente nas mixagens.
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