[Virtual DJ] Dicas

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[Virtual DJ] Dicas

Mensagem por JaFoste em Qui 22 Abr 2010 - 15:10

Virtual DJ

O Virtual DJ é o programa originado com base na versão 2 do AtomixMP3.
É uma versão bem mais moderna, com muito mais recursos e bem mais
estável e profissional. Muitos eventos nos EUA e Europa, às vezes para
milhares de pessoas, já foram comandados por este programa, para você
ter uma idéia da qualidade dele.


A explicação abaixo visa falar um pouco sobre o programa, e ensinar
alguns tópicos básicos sobre mixagem. Estou utilizando a versão 1.09
como exemplo. Eu particularmente, que sei mixar usando CD pois fiz um
ótimo curso de DJs, tenho consciência que na prática é bastante
diferente tocar com equipamentos próprios para isso e mixar com o
computador. No computador você não tem a mesma "emoção" que é
facilmente detectada ao tocarmos em um equipamento profissional (claro,
caso você goste de mixar). Porém, para o público, o que vale é a
qualidade do DJ e não em qual equipamento ele toca, se é vinil, CD ou
computador. Por isso, se você for um bom DJ, o Virtual DJ pode fazer
uma festa de nível tão alto quanto se tocado com os equipamentos.


Falando em termos de resultado final: acho que com bom treino no
Virtual DJ, mesmo um bom DJ não iria perceber a diferença. Importante
enfatizar: bom treino. O Virtual DJ tem uma série de recursos ótimos,
mas o mais legal é você usá-lo "na raça", ou seja, dar "play"
manualmente ao invés de usar o botão Sync (que automaticamente ajusta o
pitch e sincroniza as batidas). Isso faz você ter maior precisão e fica
bem mais próximo da realidade de um DJ profissional.


A pergunta que sempre me fazem: é possível fazer uma festa de
verdade para dezenas ou centenas de pessoas usando o Virtual DJ? Minha
resposta é bem simples: SIM! Mas neste caso você tem que ter
consciência do que irá fazer, é necessário testar as coisas antes, e
ter um equipamento bom o suficiente para aguentar o tranco de tocar ao
vivo! O Virtual DJ tende a usar muita CPU, ou seja, se você não tem um
Pentium IV ou superior ou um AMD Athlon, com pelo menos 256 MBytes de
RAM, duas placas de som realmente boas (de marca, não genéricas) e um
Windows super estabilizado (de preferência um Windows 2000 Server),
esqueça. Não vale a pena arriscar a tomar uma vaia. Mas se você tem
estes recursos, treine bastante e boa sorte Smile


Virtual DJ

A teoria de mixagem não é muito complexa. Basicamente ela é
bastante matemática. Todas as músicas, sem excessão, são formadas pela
mesma estrutura musical. Sim, isso quer dizer que o mais pesado som
trance tem a mesma estrutura de um pagode tocado num barzinho de
esquina. Como minha área é dance music e variações, vou utilizar
exemplos desta área.


Minha intenção não é nem se aproximar do que aprendemos em um curso
de DJs. O que você verá abaixo é o básico absoluto! Pra começar, vamos
utilizar uma música como exemplo: "Alone" do grupo belga Lasgo. Para
entender a explicação abaixo, coloquei a disposição um trecho de um
minuto e meio desta música (versão extended) em formato WMA (com baixa
resolução pois o que interessa neste caso é apenas você ouvir a
estrutura musical). Baixe o arquivo e preste bastante atenção em todos
os detalhes: o ritmo, as "batidas", os instrumentos sendo adicionados
na música um a um a cada certo período...


Baixe aqui o arquivo de exemplo de "Alone"


Antes de prosseguir, ouça pelo menos duas vezes este áudio. Não vou
usar "termos técnicos" de música, tentarei explicar a idéia da forma
mais simples possível. Após isto, comece a ouvir o áudio, acompanhando
a explicação abaixo:


*
Veja que a música começa com uma batida ritmada, sempre
igual: primeiro uma batida mais grave e logo em seguida a mesma batida
grave, junto com uma mais aguda. Veja que isto se repete por um bom
tempo. Vou escrever "tum" para representar a primeira batida e "tá"
para representar a batida mais aguda (irei ignorar na explicação a
segunda batida grave). Logo, temos uma repetição:
tum-tá-tum-tá-tum-tá... Perceba que a "velocidade" da música é sempre
constante, ou seja, a distância de tempo entre cada batida é sempre
igual. Este já é um fundamento básico importante.


*
Agora, pegue um cronômetro e dispare-o ao mesmo tempo que
você dá play no áudio, e comece a contar quantas batidas ocorrem
durante um minuto. Se você contar certo, verá que o "tum" é soado 140
vezes em um minuto (pensando na explicação acima, teriamos 70 "tum" e
70 "tá"). Você acaba de descobrir o BPM (beats per minute - batidas por
minuto) de Alone: 140 BPM. Você verá muito o termo BPM no Virtual DJ.
Logo, aprendeu outro conceito importante! Na prática, um DJ
profissional não utiliza este conceito, mas ele é importante pelo
motivo que você verá abaixo.


*
Tente fazer isto com outras músicas que você conheça: conte
quantas batidas elas tem por minuto. Perceba que mesmo que uma batida
não esteja presente sonoramente falando, estruturalmente ela "existe"
pois é ela que comanda o ritmo! Uma música mais lenta, um dance
comercial, terá por volta de 126 a 132 BPM. Logo você conclui: mais
batidas por minuto = menor distância entre as batidas = música mais
rápida. Menos batidas por minuto = maior distância entre as batidas =
música mais lenta.


*
Agora, pensando em mixagens, a primeira missão do DJ é,
estando uma música tocando, acelerar ou desacelerar a próxima música,
afim de coincidir (igualar) a velocidade (distância entre as batidas)
das duas músicas. Para isso, ele utiliza o controlador de pitch, que
acelera ou desacelera a velocidade da música, em outras palavras, faz a
música tocar mais rapidamente ou mais lentamente. O DJ ajusta a próxima
música ouvindo pelos fones de ouvido, ou seja, o canal principal toca a
música corrente enquanto somente ele ouve a próxima música pelos fones.


*
Ouça com atenção e veja que a batida número 32 (que está no
segundo 13 do áudio) não é tocada, mas estruturalmente ela "está lá". O
mesmo ocorre na batida 64 (27 segundos de áudio). Este conceito é
importante frisar: ele não é soado mas existe na teoria. Em geral, a
contagem é sempre fixa, soando o "tum" ou não.


*
Vamos para outro conceito: lembra que encontramos o valor de
140 BPM? Concluímos que, pelo que vimos no começo, as 140 batidas são
formadas por 70 "tum" e 70 "tá". Esqueçamos os "tá". Ouça novamente a
música e prestando atenção somente nos "tum", ou seja, as batidas 1, 3,
5, 7, etc. Conte-as, ou seja, você irá contar normalmente mas somente
considerando as batidas ímpares. Batida 1 = 1, batida 3 = 2, batida 5 =
3, batida 7 = 4, batida 9 = 5, batida 11 = 6, batida 13 = 7, batida 15
= 8. Claro, cada uma será acompanhada do seu "tá", ou seja, contando
desta forma, a batida 16 faz parte da sua contagem "8". Este é um dos
conceitos mais importante de todos! Chama-se barra. A cada 16 batidas,
8 pares de "tum-tá", temos uma barra. Na batida 17, começamos a segunda
barra, que irá compreender todas as batidas entre 17 e 32.


*
O que o DJ deve fazer é reconhecer as barras. Como? Lembra
que falei que a cada "período de tempo" um "novo som ou instrumento" é
adicionado? Este período de tempo é exatamente uma ou mais barras. Quer
ver? Toque o som, contando as barras. A primeira barra dura cerca de
quase 8 segundos. A segunda começa em 8 segundos e vai até quase 14
segundos. Veja que a última batida grave da segunda barra é aquele que
não é soado, somente o "tá" relativo a ele! A terceira barra começa no
"tum" seguinte a este. Pare e comece de novo, veja que logo que começa
a barra número 5, aos 27 segundos, um instrumento é adicionado (um
teclado)!


*
Continue checando as barras. A barra mais interessante neste
momento é a barra 8. Porque? Veja que, você mantendo a contagem, as
últimas batidas não são soadas (últimas 4 batidas, dois "tum" e dois
"tá"). Os graves mais fortes não estão lá, mas você consegue "imaginar"
que estão, afinal, a estrutura musical é fixa!


*
A barra 9 começa aos 55 segundos. E veja que novo instrumento
(bem grave) é adicionado aos que já estavam tocando. As barras 9, 10 e
11 são praticamente idênticas, a 12 é que muda: vários "tum" são
removidos do final e entra um som que parece uma voz fazendo "ahhh". Na
barra 13 é onde realmente a música começa, onde entram todos os
instrumentos e, seguindo esta linha, a voz também mais pra frente.


*
Concluindo, a missão do DJ é inicialmente ajustar a
velocidade da música (pitch) fazendo com que a distância das batidas
fique igual, logo, ambas as músicas terão o mesmo BPM. Após isto,
identificar as barras, ou seja, perceber onde começa uma nova barra e
entender a estrutura musical por elas. O DJ também ajusta o ponto de
início (cue point), ou seja, faz com que logo e ele aperte play a
primeira batida da barra seja instantaneamente tocada (isto você verá
melhor no Virtual DJ). Com isso tudo ajustado, basta agora o DJ ficar
ouvindo a música que está tocando, identificar a barra da música
corrente e, no momento certo (chamado de break), dar o play para que as
barras de ambas as músicas coincidam. Primeira batida de uma barra de
uma música exatamente "em cima" da primeira batida de uma barra da
segunda música.


*
Você pode estar se perguntando: quantas barras? Depende...
vimos que "Alone" a música efetivamente começa após 12 barras inteiras,
ou seja, cerca de 1 minuto e 22 segundos após o começo da música
(claro, isso considerando 140 BPM, ou seja, a velocidade original antes
de mexer no pitch!), então, na teoria, você poderia dar o play faltando
1:22 da música anterior (considerando que o último som da música
anterior seja soado nos 1:22 também). Mas dificilmente uma música
terminará com o último som no último segundo. Por aproximação, você
"deve" dar o play no início da primeira barra mais próxima dos 1:22
faltantes. Importante notar: "Alone" tem 12 barras de introdução, mas
outras músicas podem possuir apenas 6 barras antes de entrar o "corpo"
da música, ou até mesmo apenas 2 barras! A partir daí, use seu feeling,
é questão de prática Smile


*
Para acabar, vamos mostrar isto na prática? Peguei uma outra
música ("Castles in The Sky" de Ian Van Dahl) e vou mixar com "Alone".
Para isto, ajustei a velocidade de "Alone", ajustei o toque do play
para tocar a primeira batida da primeira barra e, assim que entrou uma
determinada barra da primeira música, dei play em "Alone" e deixei
rolar até o final... deixei o volume do Ian Van Dahl um pouco mais
alto, afim de destacar a música "atrás". Veja como ficou no link
abaixo.


Virtual DJ

Após ter aprendido as técnicas de mixagens no primeiro item do menu
e aprendido sobre o funcionamento do Virtual DJ e suas características,
vamos agora fazer um aprendizado de como efetuar mixagens com ele e
algumas dicas e técnicas.


Inicialmente, no primeiro botão do menu do Virtual DJ, selecione
uma pasta que possua seus MP3. Se você possuir programas como o KaZaA
ou eMule, tente procurar por estas duas músicas: "Castles in The Sky
(Original Club Mix)" de Ian Van Dahl e "Alone (Club Mix)" de Lasgo,
pois foram as músicas que usei no primeiro item do menu. Vou assumir
que você está utilizando estas músicas. Além disto, vou assumir que
você fez o download do meu arquivo de Atalhos de teclado na sessão de
download.


Pois bem, procure a pasta na qual você colocou o MP3 desejado (no
nosso caso de exemplo, "Castles in The Sky"). Encontrando, com o mouse,
arraste o arquivo para cima do primeiro deck (sobre a imagem do disco
de vinil). Veja que as batidas aparecem no gráfico, você consegue
visualizar os picos. Tecle Play (P) para começar a tocar a música.
Ajuste o ganho pra deixar em um volume não muito alto. No crossfader,
mova a barra toda para a esquerda.


Agora, vá na pasta onde você colocou a segunda música, no nosso
exemplo "Alone". Arraste-a para o segundo deck (da direita). Veja que a
música que está tocando, no gráfico antes estava verde e agora o
gráfico aparece como vermelho. Isto indica que seu deck atual (onde o
teclado irá atuar) é o segundo, cujos picos no gráfico (parado) estão
verdes, mas você vê o vermelho correndo por trás. Com o deck 2
selecionado, tecle P. Veja que os dois gráficos correm, as batidas não
estão sincronizadas. Você ouve apenas o deck da esquerda porque o
crossfader está todo para a esquerda.


Tecle Stop (S) para parar o segundo deck. Arraste o gráfico verde
para que a primeira batida fique bem em cima da linha central no
gráfico. O vermelho continua correndo atrás. Marque o Cue do segundo
deck com a tecla Control C. Pronto, você marcou esse como sendo seu
ponto principal. Sempre que você teclar Stop uma vez você será levado a
este ponto. Stop duas leva ao início do arquivo. Com o crossfader ainda
para a esquerda, em algum momento que tiver picos bem definidos, tecle
ESC (ou o botão Sync do deck direito) ou arrisque um Play (P)
manualmente, pois ai você estará tocando a música sem a ajuda do
sistema de sincronia automática. Você verá (mas não ouvirá) que as duas
músicas serão sincronizadas, batidas juntas e mesmo BPM (veja no
display). Essa é a idéia principal Smile De stop no segundo deck, tente
ajustar o ganho para ficar parecido com o do deck da esquerda.


Importante notar que se você usou ESC, o Virtual DJ automaticamente
ajustou o BPM da segunda música igual ao BPM da primeira. Se você usou
Play sem o BPM automático ligado, ao dar Play você terá o BPM original
da música, que em geral é diferente do BPM da primeira. Neste ponto, ou
você usar ESC Stop apenas uma vez rapidamente para ajustar o BPM ou
então ajusta pelo controle de pitch, manualmente, olhando para os
visores dos dois decks que mostram o BPM. Ambos devem estar com o mesmo
BPM ajustado para você soltar o Play manualmente. Se no momento que o
crossfader estiver aberto você errar um pouquinho, olhe para o gráfico
e, com as setas para a direita e esqueda, sincronize as batidas, você
estará movendo o verde para ficar exatamente em cima da batida vermelha
correspondente. Este recurso chama-se pitch bend.


Agora a parte mais importante, vamos tentar mixar. Você irá fazer o
que fez no item anterior, mas com o crossfader no meio. Com "Castles in
The Sky" tocando, identifique as barras. Lembra que vimos que "Alone"
tem 12 barras antes de entrar a música, aproximadamente 1:22 antes do
final? Pois bem, coloque o crossfader no meio. Quando estiver por volta
de 1:40 faltando, identifique o início da próxima barra e no momento
certo, tecla ESC ou P. Se tudo der certo, você ouvirá as duas músicas
ao mesmo tempo, sincronizadas e nas batidas certas! Se não deu certo de
primeira, tente de novo. Às vezes os graves ficam fortes demais, mas
isso é um pouco de prática, saber entrar com o equalizador (bass) mais
baixo... isso é treino mesmo! O resultado esperado você pode ouvir
aqui.


A partir de agora, é com você. É questão de treino. Testar várias
músicas, tentar não usar o Sync e sim o Play, fazer testes com volume,
tipos diferentes de música, equalizador, efeitos especiais, samples,
etc. Abaixo eu cito um pouco sobre as teclas de atalho que estão
configuradas no meu Atalhos que está disponível para download. As ações
abaixo ajudam para melhor detalhamento das mixagens ou então ajudar em
casos de "emergência":



*
Setas para esquerda e direita: faz um ajuste fino, mandando a
música um pouquinho pra frente ou pra trás, para acertar batidas. Mas
cuidado! Se você começar a ajustar muito, olhe para o BPM pois pode
estar errado!


*
Setas para cima e para baixo: altera o pitch do deck
corrente. Bons para ajustes finos, ou para quando o Sync não funciona a
contento, e você precisa ajustar manualmente.


*
7 e 9 no teclado numérico: move todo o crossfader para esquerda ou para direita.


*
5 no teclado numérico: move o crossfader para o centro.


*
4 e 6 no teclado numérico: move o crossfader progressivamente para os lados.


*
0 (zero): posiciona o pitch do deck corrente em 100% (100.0).


*
O (letra): é um Play seguindo de Stop, ou seja, enquanto você
segura ele toca a posição corrente, quando solta ele pára e volta onde
estava. Bom para sampleamento.


*
N: pula uma batida na música corrente.


*
C: vai para o ponto marcado com o Cue.


*
TAB: troca de deck corrente (muito usado).


*
Barra de Espaço: tecla alternativa para o Play (P).


Eu citei de forma genérica os exemplos acima. Se você possui duas
placas de som ou uma placa de som com duas saídas (3D), não será muito
diferente a idéia, exceto pelo fato que você, no segundo canal, ouvirá
a segunda música sem misturar no primeiro canal, pois o crossfader
estará fechado e, mudando o deck (com TAB), a música no fone alterará
também.


Agora, mãos à obra! Pegue vários MP3 que você gosta, acesse-o pelo
Virtual DJ e treine bastante! Somente com bastante treino que você fará
mixagens cada vez melhores e cada vez mais próximas de uma mixagem
profissional. Se você tiver oportunidade de ouvir programas em rádio
mixados ou ir em casas de show com DJs, preste atenção nas músicas e
principalmente nas mixagens.

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